segunda-feira, 16 de maio de 2016

Verdade ou Mentira? | A raça Pinscher é classificada por numeração?

A Raça Pinscher é classificada por NUMERAÇÃO? Verdade ou Mentira?



MENTIRA!!!

Mitos e fraudes sobre o Pinscher Miniatura

Quem é que nunca viu um anúncio sobre "pinschers superminiatura"? E "pinscher zero" ou "de bolso"? E ainda "pinschers cavalinho"?

Tudo isto não passam de designações de marketing inventadas pelos criadores de reputação questionável (leia-se "criadeiros, ou criadores amadores que pouco a nada sabem sobre determinada raça").
Estes nomes ou designações têm o único propósito de tornar mais apelativo o "produto" que colocam à venda.

Produto. Para a maioria destes criadeiros, os cães não passam disso, e são capazes de inventar de tudo para vender os animais. Alguns até são capazes de forjar LOPs (registos de pedigree), de forma a poderem pedir mais dinheiro de compradores que não conhecem inteiramente a raça ou os seus registos documentais.

O Pinscher Miniatura tem apenas um nome: Pinscher Miniatura.
Não se acrescenta mais nada ao nome da raça, pois dentro da mesma não existem variações de tamanho.



Segundo o estalão da raça, emitido pelo F.C.I. (Fédération Cynologique Internationale), que pode ser consultado em Português aqui: (http://www.doglink.pt/racas/pinscher-miniatura/estalao), o pinscher miniatura possui apenas duas colorações de pelo:


 Preto e castanho (corpo preto com manchas bem definidas castanhas);


Sólido (ou seja, de uma só cor) que vai do castanho avermelhado (Marrom, Bege...) ou castanho avermelhado escuro (chocolate).


Também menciona o peso desta raça, que não deve ser inferior a 4kg e não deve ultrapassar os 6kg. Logo neste parâmetro se pode verificar, quem vende pinschers miniatura com pesos inferiores aos mencionados, não é uma pessoa que zela pela melhoria da raça. É uma pessoa que apenas vê lucro no cruzamento de cães demasiado pequenos, possivelmente fruto de cruzamentos com outras raças (Chihuahua) ou entre os cachorrinhos mais fracos das ninhadas entre si para produzir cães cada vez mais pequenos. Consequentemente, isto torna os cães mais frágeis, e com um sistema imunitário mais comprometido. 


É preciso, portanto, muito cuidado e muito estudo antes da compra ou aquisição de um cachorro Pinscher Miniatura, de forma a que não seja vítima de fraude ou burla por parte destes vendedores.


A escolha de um bom criador, que seja responsável, requer muito trabalho, mas o esforço é recompensado no animal que se adquire, sabendo que é efetivamente um animal saudável, filho de pais testados e saudáveis e com o temperamento correto da raça, dentro do estalão da raça.


A raça PINSCHER MINIATURA NÃO TEM NUMERAÇÃO. 




Artigo publicado originalmente no dia 8 de maio de 2013.







Nenhum comentário:

Postar um comentário